Entre os direitos previstos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibilizados para o MEI estão a possibilidade de solicitação do auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão para os familiares.

Com o DAS, o empresário contribui com 5% para o INSS, garantindo os direitos oferecidos pelo órgão.

Os empreendedores deste regime podem fazer o requerimento da aposentadoria se tiverem no mínimo 180 meses de contribuição (recolhidos pelo DAS), equivalente a 15 anos de contribuição, fora o cumprimento do requisito da idade mínima.

Com a Reforma da Previdência, a idade para aposentadoria passou para as mulheres de 60 anos para 62 e os homens mantém os 65 anos solicitados originalmente.
Pelo MEI o empresário conseguirá se aposentar com o valor de um salário mínimo vigente, reajustado para o momento que atingir a idade e a quantidade de contribuições solicitadas.

O microempreendedor pode pagar mensalmente um adicional de 15% sobre a quantia do salário mínimo e esse valor será somado às contribuições previdenciárias, melhorando o valor a receber no momento da solicitação da aposentadoria.

Vale ressaltar que caso o valor pago seja apenas os 5% previstos mensalmente pela guia de recolhimento, se o MEI foi encerrado e um novo foi aberto, a contribuição feita anteriormente é desconsiderada, zerando o tempo de contribuição e os valores pagos.

Pagando o valor regular e mais o adicional de 15%, as contribuições podem ser somadas e não há perda se um MEI for encerrado, desde que outro seja aberto na sequência.

Fonte: www.contabeis.com.br

Créditos da foto: Olya Kobruseva (Pexels)

Assuntos relacionados:
aposentadoria | mei | microempreendedor | inss |

Veja também

Garanta seus recebíveis com seguro de crédito

Garanta seus recebíveis com seguro de crédito

A contratação de um seguro de crédito é uma solução contra a inadimplência de fornecedores e permite crescimento financeiro da empresa

Leia mais...
Entenda como funciona o Pronampe

Entenda como funciona o Pronampe

Entenda como funciona o programa voltado a micro e pequenas empresas sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro

Leia mais...
Declaração anual de MEI encerra neste mês de maio

Declaração anual de MEI encerra neste mês de maio

A Declaração Anual do Simples Nacional de MEI para o ano de 2021 pode ser feita pelos empreendedores até o último dia deste mês de maio

Leia mais...
Dias Gomes Contadores -
Escritório de contabilidade
Mogi das Cruzes - São Paulo
Site criado por ECinco Tecnologia
Dúvidas? Fale conosco