A Receita Federal liberou a consulta ao extrato da declaração de 2021, são cerca de 1,8 milhão de contribuintes que podem saber se caíram na malha fina do Imposto de Renda.

Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, a Receita esperava que cerca de 1,8 milhão de declarações, das 34.168.166 enviadas, fossem retidas na malha fina e o total deve ficar em 900 mil até o pagamento do último lote de restituição em setembro.

O extrato pode ser conferido no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. O contribuinte deve utilizar o certificado digital, login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha. Caso o código de acesso estiver vencido, o contribuinte precisa digitar os números dos recibos das duas últimas declarações entregues à Receita e gerar um novo código, já quem está declarando pela primeira vez precisa informar apenas o número do recibo deste ano.

Após feito o login, o contribuinte deve acessar o link “Meu Imposto de Renda” e verificar na lista com as últimas declarações, se a de 2021 teve algum problema. Caso não tiver problemas terá a mensagem “Em fila de restituição”.

O pagamento da restituição de 2021 será feito pela Receita Federal em cinco lotes, o primeiro foi depositado no último dia 31 de maio e os demais pagamentos ocorrerão em 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Créditos da foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Assuntos relacionados:
imposto de renda | irpf | malha fina |

Veja também

Consultoria ou Assessoria Contábil

Consultoria ou Assessoria Contábil

Qual a diferença entre contratar uma empresa de consultoria ou assessoria contábil? Entenda o que faz cada uma delas para tomar a decisão certa.

Leia mais...
Qual o tipo de aposentadoria do Microempreendedor

Qual o tipo de aposentadoria do Microempreendedor

MEI, Entenda qual tipo de aposentadoria o microempreendedor pode solicitar ao INSS

Leia mais...
Parcele o valor do IPVA

Parcele o valor do IPVA

Parcele o pagamento do IPVA de 2022 em até 5 vezes. Veja o calendário de pagamento e em caso de dúvida entre em contato com a Dias Gomes Contadores

Leia mais...
Dias Gomes Contadores -
Escritório de contabilidade
Mogi das Cruzes - São Paulo
Site criado por ECinco Tecnologia
Dúvidas? Fale conosco