Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, a Receita esperava que cerca de 1,8 milhão de declarações, das 34.168.166 enviadas, fossem retidas na malha fina e o total deve ficar em 900 mil até o pagamento do último lote de restituição em setembro.
O extrato pode ser conferido no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. O contribuinte deve utilizar o certificado digital, login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha. Caso o código de acesso estiver vencido, o contribuinte precisa digitar os números dos recibos das duas últimas declarações entregues à Receita e gerar um novo código, já quem está declarando pela primeira vez precisa informar apenas o número do recibo deste ano.
Após feito o login, o contribuinte deve acessar o link “Meu Imposto de Renda” e verificar na lista com as últimas declarações, se a de 2021 teve algum problema. Caso não tiver problemas terá a mensagem “Em fila de restituição”.
O pagamento da restituição de 2021 será feito pela Receita Federal em cinco lotes, o primeiro foi depositado no último dia 31 de maio e os demais pagamentos ocorrerão em 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.
Créditos da foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil