A escrituração contábil permite que todos os fatos contábeis sejam registrados, de forma que seja possível manter um controle do patrimônio das entidades. Este controle tem como objetivo gerar relatórios financeiros que fornecem informações aos usuários internos e externos. Como definição, o patrimônio de uma entidade é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a ela.

A Legislação Federal prevê a escrituração contábil como obrigatória, conforme consta no artigo 1.179 do Código Civil: “O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o item 2 da ITG 2000 determina que esta norma deve ser adotada por todas as entidades, independente da natureza e do porte, na elaboração da escrituração contábil, observadas as exigências da legislação e de outras normas aplicáveis, se houver.

A análise das demonstrações contábeis começa após a escrituração, onde se analisa e interpreta essas informações.

Os indicadores para análise são obtidos pela divisão dos valores constantes nas contas e grupos, principalmente do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado. Esses quocientes permitem verificar a saúde financeira das entidades. Desta forma, podemos dizer que, através da correta escrituração contábil e elaboração das demonstrações financeiras, a empresa poderá analisar seu desempenho, lucratividade e retorno do capital investido.

Créditos da foto: Kampus Production (Pexels)

Assuntos relacionados:
escrituracao contabil | contabilidade | servico contabil |

Veja também

Declaração de imposto de renda 2022 começa em março

Declaração de imposto de renda 2022 começa em março

A declaração anual do imposto de renda para o ano de 2022 acontecerá nos meses de março e abril. São esperados 34,1 milhões de declarações para este ano.

Leia mais...
Prefeitura inicia o pagamento do Auxílio Empresarial Mogiano

Prefeitura inicia o pagamento do Auxílio Empresarial Mogiano

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou o pagamento da 1ª parcela do Auxílio Empresarial Mogiano no dia 30 de abril. Mais de 428 cadastros foram recebidos.

Leia mais...
Adiante os documentos do Imposto de Renda

Adiante os documentos do Imposto de Renda

O envio da declaração começa oficialmente em março, mas o contribuinte já pode organizar documentos, reunir comprovantes e resgatar arquivo do ano passado.

Leia mais...
Dias Gomes Contadores -
Escritório de contabilidade
Mogi das Cruzes - São Paulo
Site criado por ECinco Tecnologia
Dúvidas? Fale conosco