A Receita Federal divulgou que mais de 800 mil brasileiros caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. Entre os principais motivos estão: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (41,4%); erros nas deduções da base de cálculo (30,9%); e divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física (20%).

A Receita orienta os contribuintes a regularizarem as pendências mostradas no Extrato do Processamento da DIRPF, no campo Meu Imposto de Renda, no site do órgão.

É possível corrigir as informações sem qualquer multa ou penalidade, por meio de declaração retificadora. No entanto, "essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado", explica a Receita.

Também há como alternativas aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar a documentação necessária ou apresentar virtualmente os comprovantes que atestam os valores declarados e apontados como pendentes no extrato.

Adriano Marrocos, contador e Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), recomenda que o contribuinte acesse o “Meu Imposto de Renda” no site da Receita Federal.

"Lá estão as informações básicas sobre a malha. Se não tiver senha, tenha em mãos as duas últimas declarações e os respectivos recibos de transmissão. Na dúvida, procure um contador. ”

Créditos da foto: Cottonbro (Pexels)

Assuntos relacionados:
imposto de renda | irpf | malha fina |

Veja também

Conheça as regras de 2021 para a entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física

Conheça as regras de 2021 para a entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física

Expectativa é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas. Desses, estima-se que 60% terão valor a restituir

Leia mais...
Otimize a gestão tributária para reaver créditos

Otimize a gestão tributária para reaver créditos

Reveja a gestão tributária de sua empresa, segundo especialista, os empresários pagam mais impostos por não conhecer o sistema tributário brasileiro

Leia mais...
A importância de uma contabilidade tributária inteligente

A importância de uma contabilidade tributária inteligente

Eficiência contábil: A importância de uma contabilidade tributária inteligente

Leia mais...
Dias Gomes Contadores -
Escritório de contabilidade
Mogi das Cruzes - São Paulo
Site criado por ECinco Tecnologia
Dúvidas? Fale conosco